SUMÁRIO
PREFÁCIO
1 INTRODUÇÃO
2 A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E RECURSOS DIDÁTICOS
2.1 Deficiência visual: definição, causas e avaliação funcional
2.2 Recursos didáticos para pessoas com deficiência visual
2.2.1 Recursos didáticos para pessoas cegas
2.2.2 Recursos didáticos para pessoas com baixa visão
3 INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR
3.1 Inclusão de alunos com deficiência em sistema regular de ensino
3.1.1 Princípios, fundamentos inclusivos e dimensões
3.1.2 Fatores pragmáticos necessários para a inclusão
3.2 Inclusão de alunos com deficiência visual em Instituição de Ensino Superior (IES)
3.2.1 A Estratégias e procedimentos de ingresso ao ensino superior e o atendimento diferenciado para candidatos com deficiência visual
3.2.2 Serviços, programas e/ou laboratório de apoio para alunos com deficiência visual em IES
4 METODOLOGIA
4.1 Considerações teórico-metodológicas
4.2 Desenho geral
4.3 Os sujeitos
4.4 O local
4.5 Etapas da investigação
4.6 Técnicas, instrumentos e procedimentos
4.7 Aspectos éticos implicados na pesquisa
5 RESULTADOS: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFC
5.1 Parte I – História dos alunos com deficiência visual da UFC e suas concepções sobre inclusão
5.2 Parte II – A Universidade Federal do Ceará
5.3 Parte III – Ingresso de alunos com deficiência visual na UFC
5.4 Parte IV – SALA DE AULA: há inclusão dos alunos com deficiência visual no contexto das disciplinas em que estão matriculados?
5.5 Parte V – Coordenação de curso e outras instâncias acadêmico-administrativas: há inclusão dos alunos com deficiência visual na instituição UFC, fora da sala de aula?
5.5.1 Instâncias acadêmicas
5.5.2 Instâncias administrativas
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS
APÊNDICES
ANEXO
A inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Ceará: ingresso e permanência na ótica dos alunos, docentes e administradores
A obra tem a finalidade de contribuir para um debate sobre a educação de alunos com deficiência visual, que se organiza com base nas diferenças, singularidades e na maximização das suas potencialidades. A inclusão destes alunos no ensino superior é um direito e estudos têm demonstrado como as universidades precisam se organizar para lhes oferecer condições acessíveis, tanto no ingresso quanto na formação. Seguindo esta perspectiva, a obra apresenta a história da inclusão na Universidade Federal do Ceará (UFC) sendo marcada inicialmente por ações pontuais e sem articulação entre si, modificando-se a partir de 2005, com a realização e continuidade do Projeto UFC Inclui. A criação tanto de comissão para propor políticas de acessibilidade, quanto da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, institucionaliza as ações inclusivas, fortalecendo-as, política e pragmaticamente. Na UFC, o fenômeno da inclusão apresenta-se, em maior grau, em alguns contextos, e em menor grau, em outros. A obra evidencia a salas de aula, cinco disciplinas foram consideradas inclusivas; duas parcialmente inclusivas e duas não inclusivas, com base em vários parâmetros. Administrativamente, as coordenações de curso e demais setores demonstraram não ter clareza sobre a adoção de medidas inclusivas. Ainda que tenha havido pouco reflexo das ações inclusivas da UFC na trajetória acadêmica dos alunos com deficiência visual, a organização atual desta instituição quanto a políticas e ações inclusivas permite prever uma mudança significativa em futuro próximo.
- Informações Adicionais -
Ano: 2018
Número de Páginas: 276
Idioma: Português
Autor: Ana Cristina Silva Soares
Edição: 1ª
ISBN: 9788593267086