SUMÁRIO
LABOR ACADÊMICO, UNIVERSIDADE E CONTRAOFENSIVA DO CAPITAL
Alisson Slider do Nascimento de Paula
Justino de Sousa Junior
O PRONATEC NO CONTEXTO DA PROCLAMADA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: UM EXAME ONTO-CRÍTICO
Ana Thyara Leal Lemos
Jackline Rabelo
Helena de Araújo Freres
A CONTRARREFORMA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E AS INTERFACES COM O DISCURSO “PÓS-MODERNO”: O SABER CIENTÍFICO NA BERLINDA
Antônia Rozimar Machado e Rocha
BANCO MUNDIAL E A POLÍTICA DE ASSALTO À POBREZA: A GESTÃO DE MCNAMARA PARA O DESENVOLVIMENTO COMO SEGURANÇA DAS NAÇÕES
Artemis Martins
Eduardo Ferreira Chagas
(DES)CAMINHOS DA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: A REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS EM PAUTA
Daniele Rorato Sagrillo
Sueli Menezes Pereira
LÊNIN EM BUSCA DA EDUCAÇÃO OU O PRIMADO DA EDUCAÇÃO POLÍTICA
Fábio José Cavalcanti de Queiroz
José Gonçalves de Araújo Filho
O ESTADO EMPREENDEDOR: A “NOVA” CONFORMAÇÃO DO ESTADO EM FACE DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL
Glória Maria Vasconcelos Goes
O LUGAR DA POLITECNIA NOS GOVERNOS DO PT: DA PROPOSTA MARXIANA À PROPOSTA BURGUESA
Iara Saraiva Martins
Iziane Silvestre Nobre
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Murrat
Francisco Raphael Cruz Maurício
A PRÁXIS EDUCATIVA NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS TRABALHADORES
Iziane Silvestre Nobre
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Murrat
Iara Saraiva Martins
Francisco Raphael Cruz Maurício
O PROCESSO DE REFORMA DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS
Kalina Gondim de Oliveira
Clarice Zientarski
A QUESTÃO DO FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)
Nivânia Menezes Amâncio
Raquel Dias Araújo
Antônia Rozimar Machado e Rocha
RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE ENSINO: UMA ANÁLISE PAUTADA NA ÓTICA DOS SUJEITOS POLÍTICOS
Oséias Santos de Oliveira
TRABALHO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E LUTA DE CLASSES
Paulo Roberto de Sousa Silva
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS FUNDAMENTOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE ONTO-MARXISTA
Perla Almeida Rodrigues Freire
Clarice Zientarski
LEITURAS DE FREINET NO BRASIL
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
Iziane Silvestre Nobre
Iara Saraiva Martins
Francisco Raphael Cruz Maurício
A IDEOLOGIA DA EMPREGABILIDADE NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO NO CEARÁ
Raquel Araújo Monteiro
Antônia Rozimar Machado e Rocha
A INCONVENIÊNCIA DO BANCO MUNDIAL COMO ORGANISMO FOMENTADOR DA EDUCAÇÃO NA PERIFERIA CAPITALISTA
Remo Moreira Brito Bastos
Antônia Rozimar Machado e Rocha
EDUCAÇÃO PARA A CARREIRA: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA A VIDA ATIVA
Robéria Rodrigues Lopes
EDUCAÇÃO E POLÍTICA PARA ALÉM DA LÓGICA DO CAPITAL
Wildiana Kátia Monteiro Jovino
Capitalismo contemporâneo e política educacional
O livro Capitalismo Contemporâneo e Política Educacional é resultado de um conjunto de estudos de um coletivo de professores e estudantes de pós-graduação e militantes políticos.
Reúne discussões plurais sobre as problemáticas educacionais decorrentes da implementação das políticas públicas em educação, além de estudos sobre o capitalismo contemporâneo, notadamente imerso em uma profunda crise de natureza estrutural, desde os anos de 1970 (Mészáros, 2000).
A crítica marxista serve como aporte de análise central, procurando revelar os meandros obscuros das torpes intenções do capital, no sentido de dar continuidade à histórica subordinação da classe trabalhadora ao projeto de hegemonia capitalista, utilizando a educação como importante veículo para, de um lado propagar as ideias da burguesia, de outro, preparar mão de obra barata e subordinada para atender às demandas do mercado.
O estudo da política educacional é, por assim dizer, essencial para compreender como o projeto burguês têm avançado no sentido de submeter a educação aos ideários de mercado, abarcando todos os seus segmentos. O livro é composto de dezenove artigos de caráter analítico-crítico, resultados de pesquisas ancoradas no materialismo histórico-dialético.