Notas despretensiosas sobre o desenvolvimento nos países de industrialização tardia

SKU
1385
Em Estoque

Calcule seu frete

Características

Formato

 18 x 12 cm

Páginas

 124

Neste livro, o autor aborda, em perspectiva histórico-comparativa, as estratégias soberanas de desenvolvimento adotadas pelos países atualmente industrializados vis-a-vis os países que ainda não atingiram esse estágio do desenvolvimento econômico capitalista.
 

Inicialmente, é desnudado o bloqueio, no âmbito das universidades que adotam a perspectiva neoclássica da economia, da difusão ou mesmo da mais leve menção a outras correntes econômicas. São explorados os fatores fundamentais que determinam a hegemonia midiática, acadêmica e cultural do paradigma teórico neoclássico da ciência econômica, responsável pela sustentação ideológica e pela justificação da estrutura assimétrica da economia mundial.
 

A seguir são delineadas as premissas básicas, para todo estudioso dos processos histórico-sociais, com vistas à análise da dinâmica do desenvolvimento econômico. Procede-se a uma análise teórica e histórica dos modelos de desenvolvimento adotados pelos países industrializados, fazendo-se o contraponto com os modelos atualmente impostos aos países não industrializados pela macroestrutura global de poder político-econômico aludida no primeiro capítulo.
 

Ao final, é mostrado o caso da Coreia do Sul, utilizado pelo autor como paradigma dos países que recusaram a ingerência da mencionada macroestrutura global de poder, e colocaram em ação uma estratégia de transformação industrial ao longo de décadas, diametralmente oposta à prescrita pela economia neoliberal. Mostrou-se como o êxito da estratégia desse país asiático o catapultou de uma pobre nação de economia rural para uma das maiores potências tecnológicas do mundo.

- Informações Adicionais -

Ano: 2021

Número de Páginas: 121

Idioma: Português

Autor: Remo Bastos

Edição: 1ª

ISBN: 9786588834022

Quem viu esse também viu
comentários
escreva seu comentário
Você está avaliando:Notas despretensiosas sobre o desenvolvimento nos países de industrialização tardia
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5