SUMÁRIO 

PREFÁCIO

Cristiane Maria Marinho,Hildemar Luiz Rech e Joaquim Iarley Brito Roque

 APRESENTAÇÃO

Cristiane Maria Marinho, Joaquim Iarley Brito Roque e Hildemar Luiz Rech

 PARTE I–

 O EDUCADOR EM FORMAÇÃO NA CONTEMPORÂNEIDADE: do tema ao dilema

Amarildo Luiz Trevisan, Elaine Maria Dias de Oliveira, Dirceu Luiz Alberti e Geraldo Antonio da Rosa

POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM ALGUNS ESCRITOS DE WALTER BENJAMIN

Anita Helena Schlesener

A FUNÇÃO DOCENTE À LUZ DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Antônio Joaquim Severino

PEQUENO CALEIDOSCÓPIO OCIDENTAL DE EDUCAÇÕES, ÉTICAS, SUBJETIVIDADES, FILOSOFIAS E ALGUNS FRAGMENTOS FOUCAULTIANOS

Cristiane Maria Marinho

EXPERIMENTUM LINGUAE COMO ATO EDUCATIVO IN-FANS E VOZ E LINGUAGEM EM GIORGIO AGAMBEN

Hildemar Luiz Rech e Pedro Rogério Sousa da Silva

SUJEITO EVANESCENTESUBLIMES OBJETOS DA IDEOLOGIA E NOTAS SOBRE POLÍTICA E EDUCAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE SLAVOJ ŽIŽEK

Hildemar Luiz Rech

VIOLÊNCIA, JUSTIÇA E PODER EM WALTER BENJAMIN, HANNAH ARENDT E SLAVOJ ŽIŽEK E SUAS CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO

Joaquim Iarley Brito Roque e Hanna Maria Ramos Silva

LIMITE OU PODER? O paradoxo inevitável da violência

Maria João Cantinho

 

PARTE II-

A FALÁCIA DO COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS NAS DEMOCRACIAS REPRESENTATIVAS

Carlos Sidney Avelar Araújo e Hildemar Luiz Rech

INSIGHTS CRÍTICOS SOBRE ECONOMIA POLÍTICA, ESTADO DE EXCEÇÃO GERENCIAL NEOLIBERAL E NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO

Hildemar Luiz Rech e Carlos Sidney Avelar Araújo

ESBOÇO DE UMA TEORIA DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO EM MARX E ENGELS

João Bosco Brito do Nascimento e Hildemar Luiz Rech

VIOLÊNCIA, DOMINAÇÃO E EDUCAÇÃO: uma análise do antissemitismo em Hannah Arendt e Theodor W. Adorno

Maria Socorro Gomes e Pedro Rogério Sousada Silva

NEGATIVIDADE E SUBJETIVIDADE, A CATEGORIA DO “INUMANO”, NOTAS SOBRE A FRAGMENTAÇÃO DAS LUTAS SÓCIO-POLÍTICAS HOJE E A PREMÊNCIA DO ATO EDUCATIVO PARA A EMANCIPAÇÃO

Mayara Pinho de Carvalho e Hildemar Luiz Rech

PARTE III-

EDUCAÇÃO E TRADIÇÃO: como pensar a transmissão nos meandros da modernidade tardia

Débora Passos de Oliveira e Fernando Facó de Assis Fonseca

PSICANÁLISE, CORPO E EDUCAÇÃO

Diana dos Santos Rech

TEORIA DO CONHECIMENTO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM E OS CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA, ORIGEM, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM WALTER BENJAMIN

Hildemar Luiz Rech e João Bosco Brito do Nascimento

REFLEXÕES A PARTIR DE JACQUES DERRIDA SOBRE FORÇA DA LEI, PODER, JUSTIÇA, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO

Hildemar Luiz Rech e Cristiane Maria Marinho

A FILOSOFIA DO DINHEIRO, A CATÁSTROFE DA CULTURA E CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE GEORG SIMMEL

Hildemar Luiz Rech e Joaquim Iarley Brito Roque

EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ E RAZÃO INSTRUMENTAL EM ADORNO

Pedro Rogério Sousa da Silva eMaria Socorro Gomes

FREUD, MARCUSE E OS MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL E POLÍTICO: do individual ao social

Joaquim Iarley Brito Roque, Luiz Henrique Alencar Silva, Maria Luzanira Lopes Rios

 

PARTE IV

CONSIDERAÇÕES SUMÁRIAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SEGURANÇA PÚBLICA, FORMAÇÃO POLICIAL E EMPRESARIAMENTO DA SOCIEDADE, NA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL

Anderson Duarte e Sylvio Gadelha

FETICHISMO DA MERCADORIA E INDÚSTRIA CULTURAL: implicações na formação dos sujeitos

Aluísio Ferreira de Lima e Beatriz Oliveira Santos

APONTAMENTOS SOBRE IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO EM SLAVOJ ŽIŽEK

Hanna Maria Ramos Silva e Joaquim Iarley Brito Roque

NOTAS SOBRE OS CONCEITOS DE IDEOLOGIA, FANTASIA E LUTA DE CLASSES EM SLAVOJ ŽIŽEK E UMA NOTA SOBRE EDUCAÇÃO

Hildemar Luiz Rech e Hanna Maria Ramos Silva

O TUMULTO DO MUNDO– a dobra política do arquivo

João Oliveira Duarte

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE “OBSCURANTISMO IDEOLÓGICO”: violência, poder e ideologia como instrumentos de dominação no capitalismo global contemporâneo

Maria Anita Vieira Lustosa e Márcia Gardênia Lustosa Pires

CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO

Bruna Kelly da Silva Braga e Joaquim Iarley Brito Roque

A REGULAÇÃO EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM E A ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES AO PROBLEM BASED LEARNING

João Borges Lopes

Poder, violência, ideologia e filosofia da educação

SKU
1341
Em Estoque
Preço Especial R$25,00 Preço Normal R$48,90
Em Estoque

Calcule seu frete

Características

Compre agora o E-book em uma de nossas lojas parceiras!

 

Amazon

Apple

Google Play

Kobo

Wook  (Portugal)

 

O livro “Poder, violência, ideologia e filosofia da educação”, que tem como organizadores os professores e pesquisadores Hildemar Luiz Rech (UFC), Joaquim Iarley Brito Roque (UniLeão) e Pedro Rogério Sousa da Silva (Recém formado Doutor pela FACED-UFC), constitui rico material resultante de pesquisas de educadores, estudantes e investigadores de diversas instituições universitárias de várias regiões do Brasil e de Portugal-França. Tão diversificada quanto a origem institucional de seus autores, também são múltiplos e variados os referenciais teóricos e as abordagens temáticas que compõem o presente projeto escritural, estruturado em quatro partes,como podemos observar em seu sumário.

Em um momento político e econômico conturbado e crítico para o nosso país, envolvendo retrocessos políticos e a iminência de recuos nos direitos adquiridos; direitos estes que foram firmados depois de décadas de muita luta política, principalmente desde o final dos anos de 1970, releva-se a importância da publicação das investigações do presente livro. Assim, as pesquisas, cujos resultados vêm explicitados nos diversos ensaios críticos que compõem a obra, se justificam em função da atualidade, urgência e necessidade das discussões que elas podem suscitar. E isto é feito sempre em uma perspectiva de questionamento do poder político e suas relações; do poder econômico com seus processos de exploração, marginalização, precarização e descarte da força de trabalho; da violência com suas diversas faces; da ideologia com seus exercícios de capturamento, ocultamento, alienação e dominação; dos dispositivos de captura e controle da subjetividade; e da filosofia da educação, com sua importância para a teoria e para a práxis educacional, política e filosófica.

quem comprou esse comprou também
comentários
escreva seu comentário
Você está avaliando:Poder, violência, ideologia e filosofia da educação
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5