SUMÁRIO
PREFÁCIO
Cristiane Maria Marinho,Hildemar Luiz Rech e Joaquim Iarley Brito Roque
APRESENTAÇÃO
Cristiane Maria Marinho, Joaquim Iarley Brito Roque e Hildemar Luiz Rech
PARTE I–
O EDUCADOR EM FORMAÇÃO NA CONTEMPORÂNEIDADE: do tema ao dilema
Amarildo Luiz Trevisan, Elaine Maria Dias de Oliveira, Dirceu Luiz Alberti e Geraldo Antonio da Rosa
POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM ALGUNS ESCRITOS DE WALTER BENJAMIN
Anita Helena Schlesener
A FUNÇÃO DOCENTE À LUZ DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Antônio Joaquim Severino
PEQUENO CALEIDOSCÓPIO OCIDENTAL DE EDUCAÇÕES, ÉTICAS, SUBJETIVIDADES, FILOSOFIAS E ALGUNS FRAGMENTOS FOUCAULTIANOS
Cristiane Maria Marinho
O EXPERIMENTUM LINGUAE COMO ATO EDUCATIVO IN-FANS E VOZ E LINGUAGEM EM GIORGIO AGAMBEN
Hildemar Luiz Rech e Pedro Rogério Sousa da Silva
SUJEITO EVANESCENTE, SUBLIMES OBJETOS DA IDEOLOGIA E NOTAS SOBRE POLÍTICA E EDUCAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE SLAVOJ ŽIŽEK
Hildemar Luiz Rech
VIOLÊNCIA, JUSTIÇA E PODER EM WALTER BENJAMIN, HANNAH ARENDT E SLAVOJ ŽIŽEK E SUAS CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO
Joaquim Iarley Brito Roque e Hanna Maria Ramos Silva
LIMITE OU PODER? O paradoxo inevitável da violência
Maria João Cantinho
PARTE II-
A FALÁCIA DO COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS NAS DEMOCRACIAS REPRESENTATIVAS
Carlos Sidney Avelar Araújo e Hildemar Luiz Rech
INSIGHTS CRÍTICOS SOBRE ECONOMIA POLÍTICA, ESTADO DE EXCEÇÃO GERENCIAL NEOLIBERAL E NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO
Hildemar Luiz Rech e Carlos Sidney Avelar Araújo
ESBOÇO DE UMA TEORIA DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO EM MARX E ENGELS
João Bosco Brito do Nascimento e Hildemar Luiz Rech
VIOLÊNCIA, DOMINAÇÃO E EDUCAÇÃO: uma análise do antissemitismo em Hannah Arendt e Theodor W. Adorno
Maria Socorro Gomes e Pedro Rogério Sousada Silva
NEGATIVIDADE E SUBJETIVIDADE, A CATEGORIA DO “INUMANO”, NOTAS SOBRE A FRAGMENTAÇÃO DAS LUTAS SÓCIO-POLÍTICAS HOJE E A PREMÊNCIA DO ATO EDUCATIVO PARA A EMANCIPAÇÃO
Mayara Pinho de Carvalho e Hildemar Luiz Rech
PARTE III-
EDUCAÇÃO E TRADIÇÃO: como pensar a transmissão nos meandros da modernidade tardia
Débora Passos de Oliveira e Fernando Facó de Assis Fonseca
PSICANÁLISE, CORPO E EDUCAÇÃO
Diana dos Santos Rech
TEORIA DO CONHECIMENTO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM E OS CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA, ORIGEM, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM WALTER BENJAMIN
Hildemar Luiz Rech e João Bosco Brito do Nascimento
REFLEXÕES A PARTIR DE JACQUES DERRIDA SOBRE FORÇA DA LEI, PODER, JUSTIÇA, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO
Hildemar Luiz Rech e Cristiane Maria Marinho
A FILOSOFIA DO DINHEIRO, A CATÁSTROFE DA CULTURA E CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE GEORG SIMMEL
Hildemar Luiz Rech e Joaquim Iarley Brito Roque
EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ E RAZÃO INSTRUMENTAL EM ADORNO
Pedro Rogério Sousa da Silva eMaria Socorro Gomes
FREUD, MARCUSE E OS MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL E POLÍTICO: do individual ao social
Joaquim Iarley Brito Roque, Luiz Henrique Alencar Silva, Maria Luzanira Lopes Rios
PARTE IV
CONSIDERAÇÕES SUMÁRIAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SEGURANÇA PÚBLICA, FORMAÇÃO POLICIAL E EMPRESARIAMENTO DA SOCIEDADE, NA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL
Anderson Duarte e Sylvio Gadelha
FETICHISMO DA MERCADORIA E INDÚSTRIA CULTURAL: implicações na formação dos sujeitos
Aluísio Ferreira de Lima e Beatriz Oliveira Santos
APONTAMENTOS SOBRE IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO EM SLAVOJ ŽIŽEK
Hanna Maria Ramos Silva e Joaquim Iarley Brito Roque
NOTAS SOBRE OS CONCEITOS DE IDEOLOGIA, FANTASIA E LUTA DE CLASSES EM SLAVOJ ŽIŽEK E UMA NOTA SOBRE EDUCAÇÃO
Hildemar Luiz Rech e Hanna Maria Ramos Silva
O TUMULTO DO MUNDO– a dobra política do arquivo
João Oliveira Duarte
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE “OBSCURANTISMO IDEOLÓGICO”: violência, poder e ideologia como instrumentos de dominação no capitalismo global contemporâneo
Maria Anita Vieira Lustosa e Márcia Gardênia Lustosa Pires
CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO
Bruna Kelly da Silva Braga e Joaquim Iarley Brito Roque
A REGULAÇÃO EMOCIONAL NA APRENDIZAGEM E A ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES AO PROBLEM BASED LEARNING
João Borges Lopes
Poder, violência, ideologia e filosofia da educação
Compre agora o E-book em uma de nossas lojas parceiras!
Wook (Portugal)
O livro “Poder, violência, ideologia e filosofia da educação”, que tem como organizadores os professores e pesquisadores Hildemar Luiz Rech (UFC), Joaquim Iarley Brito Roque (UniLeão) e Pedro Rogério Sousa da Silva (Recém formado Doutor pela FACED-UFC), constitui rico material resultante de pesquisas de educadores, estudantes e investigadores de diversas instituições universitárias de várias regiões do Brasil e de Portugal-França. Tão diversificada quanto a origem institucional de seus autores, também são múltiplos e variados os referenciais teóricos e as abordagens temáticas que compõem o presente projeto escritural, estruturado em quatro partes,como podemos observar em seu sumário.
Em um momento político e econômico conturbado e crítico para o nosso país, envolvendo retrocessos políticos e a iminência de recuos nos direitos adquiridos; direitos estes que foram firmados depois de décadas de muita luta política, principalmente desde o final dos anos de 1970, releva-se a importância da publicação das investigações do presente livro. Assim, as pesquisas, cujos resultados vêm explicitados nos diversos ensaios críticos que compõem a obra, se justificam em função da atualidade, urgência e necessidade das discussões que elas podem suscitar. E isto é feito sempre em uma perspectiva de questionamento do poder político e suas relações; do poder econômico com seus processos de exploração, marginalização, precarização e descarte da força de trabalho; da violência com suas diversas faces; da ideologia com seus exercícios de capturamento, ocultamento, alienação e dominação; dos dispositivos de captura e controle da subjetividade; e da filosofia da educação, com sua importância para a teoria e para a práxis educacional, política e filosófica.
- Informações Adicionais –
Ano: 2018
Número de Páginas: 503
Idioma: Português
Organizadores:
Hildemar Luiz Rech
Joaquim larley Brito Roque
Pedro Rogério Sousa da Silva
Edição: 1ª
ISBN: 9788593267093